Desejo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. É uma tendência algumas vezes consciente, outras vezes inconsciente ou reprimida. Quando consciente, o desejo é uma atitude mental que acompanha a representação do fim esperado, o qual é o conteúdo mental relativo à mesma. Enquanto elemento apetitivo, o desejo se distingue da necessidade fisiológica ou psicológica que o acompanha por ser o elemento afetivo do respectivo estado fisiológico ou psicológico.
Tradicionalmente, o desejo pressupõe carência, indigência. Um ser que não caressesse de nada não desejaria nada, seria um ser perfeito, um deus. Por isso Platão e os filósofos cristãos tomam o desejo como uma característica de seres finitos e imperfeitos.
Tradicionalmente, os filósofos viram o Bem como o objeto do desejo. Atualmente isso é questionado.
- "O desejo não é sempre ou talvez nem mesmo freqüentemente do Bem ou do Racional, como os filósofos têm freqüentemente compreendido essas noções."
7 comentários:
Pego-me a pensar em tudo que paira em torno do viver.
Cadinho RoCo
Eu achei a idéia linda e o blog idem, mas confesso que estou com dificuldades de entender o conceito da coisa toda rsrsrs Meio burrinha?
Sou!? Serei apenas um desalinhado?
Pensador fugitivo ao agreste sonho
Uma pedra pensante no meio da ilha
Meio Homem, meio Arcanjo, um ser bisonho
Convido-te a navegares esta vaga de sentires
Bom fim de semana
Mágico beijo
o bem puro e simples ser objeto de desejo? Difícil hein?
Acho mais fácil pensar que o sentimento que temos ao fazer o bem, de paz, e felicitação interna é o que nos motivaria a fazer o bem.
Logo fazer o bem é ego''ista.
bj
pIÚ GIÚ IN FONDO ALLA tUSCOLANA...!?
cIAO
oi julia
vou add o seu tb
qual dos dois blogs vc atualiza mais no momento. o outro nao tinha espaço p coments no ultimo post
eu vi no seu perfil q vc é atriz e mora no rio. eu tb.
vamos trocar figurinhas entao
bjbj
o desejo tem sempre que ser acompanhado pela consciência...o saber, nao somos animais que deixamo os desejos no comandarem!
beijos
Postar um comentário